quarta-feira, 14 de setembro de 2011

AS RUGAS DE CADA IDADE

    A lei da vida é simples. Os anos se passam e a juventude vai dando lugar às marcas de expressão e rugas. E cada transformação acontece em determinado período da vida. Ou seja, os diferentes tipos de rugas têm hora certa para aparecer. 

   Com o passar dos anos, vamos ‘perdendo’ algumas características faciais que conotam juventude, assim é possível chutar a idade de alguém.




Entre 25 e 30 anos

O processo de envelhecimento começa aos 25 anos de idade, quando se inicia a queda significativa na produção de colágeno. 

Os pés-de-galinha começam a aparecer a partir dos 25 anos quando sorrimos, são as chamadas rugas dinâmicas, e a partir dos 28 anos já podem existir algumas rugas estáticas ao redor dos olhos, mesmo se ficarmos com a musculatura em repouso, sem sorrir.  Com os mesmos 28 anos também começa a perda de gordura na maçã do rosto. 

Dos 30 aos 45 anos
Os 30 anos são a fase do bigode chinês. Aos 40 anos, inicia-se a perda do contorno do rosto devido à flacidez das bochechas. 

Há ainda as rugas da braveza (rugas entre as sobrancelhas) a partir dos 30 anos, as rugas na testa a partir dos 35 anos e a queda das pálpebras superiores começa a partir dos 40 anos. Linhas e flacidez no pescoço a partir dos 45 anos. O código de barras (rugas ao redor dos lábios) começa a partir dos 35 anos e, se for fumante, pode começar 10 anos antes. As rugas da boca do ventríloquo (vinco nos cantos dos lábios) a partir dos 40 anos e o estreitamento do lábio superior a partir dos 45.

Cuidados especiais
Quem tem a pele mais clara, por exemplo, costuma ter rugas antes do que as pessoas com pele mais escura. Já nas pessoas de cútis oleosa as primeiras rugas demorarão mais para aparecer, mas por outro lado a formação de vincos é mais precoce. Quem tem vários parentes na família com rugas na testa ou flacidez palpebral que apareceram muito cedo, terá maior chance de ter esses mesmos sinais aparecendo mais precocemente e mais intensamente do que outras pessoas da mesma idade, que não apresentam esses sinais nas suas respectivas famílias. 

Quem se cuida desde cedo consegue enganar através da pele enganar sua idade cronológica. Quem faz uso de cremes antirrugas e ácidos realmente eficazes, que mantêm as células sempre estimuladas a continuar a produzir colágeno e elastina, além de fazer sempre a descamação das células velhas superficiais, consegue manter uma pele mais jovem do que a sua idade cronológica. 

Fonte: Terra