terça-feira, 29 de março de 2011

Filtros Solares



Como todos nós sabemos o uso diário de filtros solares são de suma importância, desde a infância, mesmo  que o tempo esteja nublado, e não apenas quando se vai à praia ou à piscina.  O efeito  do sol é cumulativo  durante os anos, havendo necessidade de se estabelecer um “hábito” no uso adequado do filtro solar, como parte da rotina diária de vida.  

O que são filtros solares? 
São substâncias que aplicadas sobre a pele protegem a mesma contra a ação dos raios ultra-violeta (UV) do sol. Podem ser químicos (absorvem os raios UV) ou físicos (refletem os raios UV). É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS mais alto. 



O que é FPS? 
Significa Fator de Proteção Solar. Todo filtro solar tem um número que determina o seu FPS, que pode variar de 2 a 60 (até agora nos produtos comercializados no Brasil). O FPS mede a proteção contra os raios UVB, responsáveis pela queimadura solar, mas não medem a proteção contra os raios UVA.

A partir do FPS 15 todos os filtros são iguais?
Não. O filtro solar com FPS 15 bloqueia a maior parte dos raios UV e o aumento do FPS aumenta pouco o bloqueio destes raios. No entanto, o tempo em que o filtro solar continuará a absorver os raios UV será maior quanto maior for o FPS, diminuindo a freqüência de aplicação.  





 Como devo escolher o FPS do meu filtro solar?
Se o filtro que você utiliza permite que sua pele fique vermelha após a exposição ao sol, isto é sinal de que a proteção não está sendo eficaz. Neste caso, deve aumentar o FPS ou então reaplicar o filtro solar com um intervalo menor.
O fator mínimo para uma proteção adequada é o FPS 15, aplicando o filtro generosamente sempre 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol reaplicando a cada 2 horas. Entretanto, como o FPS é determinado em laboratórios, sob condições especiais, minha recomendação pessoal é dar uma margem de segurança, usando sempre um filtro solar com FPS igual ou maior que 25.

 

Entenda seu filtro solar.
- Anti UVA e UVB: filtros que protegem contra os raios ultravioleta A e ultravioleta B.
- Hipoalergênico: utiliza substância que geralmente não provocam alergias.
- Livre de PABA ou “PABA Free”: filtros que não contém a substância PABA, que tem alto poder de causar alergias.
- Livre de óleo ou “oil free”: filtros cujos veículos não contém substâncias oleosas. Indicados para pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.
- Não comedogênico: filtros que não obstruem os poros, evitando assim a formação de cravos. Indicados para pele oleosa e com tendência a cravos e espinhas. 




 
O processo de envelhecimento é inevitável, mas podemos atenuar e retardar seus efeitos. Como diria Pedro Bial: " No filtro solar: acredite"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário