A Fisioterapia é uma ciência que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. A área específica da fisioterapia que se destina a funcionalidade da pele e estruturas relacionadas chama-se dermato-funcional. Esta especialização foi recolhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - COFFITO no dia 20 de maio de 2009, através da resolução nº 362.
Nesse âmbito dermato-funcional, a fisioterapia pode atuar em diversas patologias, como o fibroedema gelóide (celulite), estrias, lipodistrofia (gordura) localizada, flacidez, cicatriz hipertrófica e quelóide, linfedema, manchas, rugas e envelhecimento facial e também no pré e pós-cirurgia plástica estética e reparadora.
O tratamento é realizado através de procedimentos inerentes a fisioterapia, com técnicas manuais (drenagem linfática, massagem terapêutica, entre outras) e os recursos eletrotermofototerapêuticos (ultra-som, eletroestimulação, luz pulsada, laser, etc).
Nenhum comentário:
Postar um comentário