terça-feira, 12 de abril de 2011

Eletrolipólise

  Hoje vou começar o primeiro post sobre tratamentos para gordura localizada com fisioterapia dermato-funcional, espero que gostem e aguardem os próximos. 
  A eletrolipólise é uma técnica destinada ao tratamento das adiposidades localizadas, através da aplicação de vários pares de agulhas de acupuntura no tecido subcutâneo, ligadas a corrente de baixa intensidade.
  A estimulação elétrica provoca diversas modificações fisiológicas no adipócito (célula de gordura), dentre elas, o incremento do fluxo sangüíneo local, aumentando o metabolismo celular e facilitando a queima de calorias.
  A ação hidro-lipolítica da corrente se inicia com a estimulação do sistema nervoso simpático, provocando a liberação dos hormônios epinefrina e noraepinefrina pela supra-renal. Ambos se ligam aos receptores beta-adrenérgicos presentes na membrana celular dos adipócitos, provocando reações bioquímicas que vão culminar com a ativação da enzima triglicerídeo lipase. Ou seja, a corrente elétrica estimula a enzima que "quebra" as células de gordura.
  O tratamento com a eletrolipólise, portanto, precisa ser acompanhado necessariamente de dieta e/ou exercícios físicos, para que os ácidos graxos sejam utilizados como fonte de energia. Se o paciente não tiver um balanço calórico negativo, eles não são consumidos e retornam para o meio intracelular. Além disso, em elevados níveis plasmáticos de insulina e glicose, a triglicerídeo lípase sensível a hormônio torna-se inativa, acarretando na não-hidrólise dos triacilgliceróis.
  Este tratamento é bastante recomendado para pós de lipoaspiração quando restou ainda uma gordura indesejada!

 
  Se você tem medo de agulha não precisa se assustar, existem outros métodos de eliminar essa gordurinha localizada, aguarde!
 


Fonte: Prof. Fábio Borges 

Nenhum comentário:

Postar um comentário