terça-feira, 31 de maio de 2011

Acne na TPM


Uma pele acneica caracteriza-se pela presença de comedões abertos e fechados, pústulas, pápulas e em casos mais graves por cistos e abcessos. Geralmente não há uma causa isolada, mas sim uma série de fatores relacionados como:
- aumento da secreção sebácea;
- hiperqueratinização com obstrução do folículo pilossebáceo;
- alteração da flora bacteriana da pele; 
- reação inflamatória local; 
- influência hormonal; 
- tensão emocional (stress); 
- uso de cosméticos inadequados.
Na na fase adulta a acne geralmente se manifesta na TPM. Com o fim da TPM, as lesões desaparecem e caso isso não aconteça, é preciso fazer um tratamento hormonal.

A progesterona pode ter uma relação direta com a acne em mulheres adultas. Estudos demonstram que a acne e progesterona têm uma ligação, em termos de causas e tratamento. A ligação parece ser mais evidente com o fato de que a progesterona é considerado um fator que desencadeia o desenvolvimento de acne. O aumento do sebo na fase da TPM resulta muitas vezes em acne.
Na gestação a progesterona também pode ser uma vilã para o seu organismo, podendo levar ao desenvolvimento de alterações de pele indesejadas por todas as gestantes: acne, manchas escurecidas ou avermelhadas, estrias, celulites, varizes e microvarizes.
Ocorre um aumento da oleosidade, facilitando a formação de acnes e manchas no rosto vermelhas ou escuras. A acne pode ter diferentes graus de desenvolvimento, dependendo do seu tipo de pele. As manchas ocorrem principalmente na região central da face, bochechas, lábio superior, testa, nariz e queixo, pois a progesterona facilita a penetração dos raios ultra-violetas na sua pele; aparecem mais no segundo trimestre da gestação e em 50 a 70 % das mulheres. O escurecimento da pele ocorre nas regiões de mamilo, aréola mamária, linha média do abdome, axilas, períneo e coxas. Também ocorre escurecimento de pintas e cicatrizes já existentes.

TRATAMENTOS:
Primeiro você deve controlar a oleosidade da sua pele usando cosméticos adequados, desincruste, iontoforese, peelings químicos e mecânicos (peeling de diamante/ cristal). O fisioterapeuta dermato-funcional poderá avaliar sua pele e escolher um tratamento adequado.
Se sua pele mesmo assim continuar com acne você deve procurar seu ginecologista e dermatologista e verificar se existe alguma influência hormonal ou tensão emocional.
Na gestação deve-se ter muito cuidado e segurança ao fazer qualquer tratamento estético, o mais indicado seria esperar a gestação e fazer esses tratamentos após esta fase.


Fonte: paulafisiodermato.blogspot.com

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Beleza de mãe

  Um momento especial na vida de toda mulher merece cuidados especiais. É possível manter a saúde e a beleza na gravidez. Leia as dicas da fisioterapeuta e coordenadora da estética do VITTA, Rovana Boff, para manter a pele bonita e saudável e evitar estrias e varizes durante a gestação.

Como prevenir estrias
Hidratantes podem e devem ser utilizados duas vezes ao dia, pois a parte da elasticidade da pele é dada pela quantidade de água no estrato córneo. Evitar banhos quentes. Evitar uso excessivo de sabonetes nas áreas propensas, preferir óleo e depois secar suavemente com uma toalha macia. Preferir roupas íntimas de algodão. Evitar ganho de peso excessivo. Se surgirem estrias, iniciar o tratamento pós-parto/lactação.

O que fazer para evitar varizes
Elevar os membros inferiores. Usar meias elásticas antes e após a gestação. Evitar calçados de salto alto. Drenagem manual linfática estimula o retorno venoso e diminui a retenção liquida (indicada duas vezes por semana).

Previna a acne
Usar sabonete suave ou loções de limpeza facial livre de sabões. Alguns cosméticos de limpeza podem contribuir para a formação de acne pelo efeito irritativo e comedogênico. Usar bloqueadores solares livres de óleo. Evitar maquiagem ou cosméticos comedogênicos na gravidez. Ideal: tratar a acne fora do período gestacional, pois aumentam as alternativas terapêuticas. Não tomar nenhum medicamento oral sem orientação médica.

Cuidados com a pele
Usar filtros com proteção UVA-UVB FPS 15-30. Aplicação duas vezes ao dia em ambiente fechado e várias vezes em ambiente aberto. Evitar exposição das 10 às 16 horas. Usar chapéu, roupas, manter-se na sombra. Após a gravidez, foto proteção com o mesmo cuidado para regressão do melasma. Casos de regressão incompleta iniciar tratamento despigmentante no quarto mês pós-gestação. 

Proteja as mamas
Usar um sutiã firme, com alças reguláveis para sustentar as mamas, facilitando a saída do leite. Lave as mamas apenas com água, evitando sabonetes. Não use cremes, pastas, etc. Friccione um tecido felpudo e macio (toalha de banho) nos bicos das mamas, deixando-os expostos ao ar durante alguns minutos para deixar a pele mais resistente. Se puder, tome sol com as mamas descobertas, por períodos curtos, no máximo 30 minutos entre 8 e 10 horas da manhã ou após as 16 horas, assim a pele ficará mais forte e saudável. Observar a auréola se estiver muito cheia, esvazia-la manualmente antes das mamadas. Se após a amamentação suas mamas continuarem pesadas, cheias, causando desconforto, realize massagem nas mamas retirando o excesso de leite até sentir-se confortável. 




Texto extraido dewww.vittanet.com.br

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Nariz, você combina com seu?


  O nariz ocupa uma posição central na face e é determinante na aparência do individuo. Além da estética, tem importantes funções fisiológicas, participante na respiração e defesa do organismo. Somente quem não tem o nariz “adequado” para suas proporções faciais pode mensurar o quanto realmente incomoda. A rinoplastia, cirurgia no nariz, evoluiu muito nos últimos anos, priorizando principalmente a individualização dos resultados (não se pode fazer o mesmo nariz para todos) e resultados naturais (o interessante é não perceber que foi operado). Como o procedimento é estrutura central da face, muda muito a fisionomia pessoal, podendo interferir em traços de personalidade. Por isso, assim como em toda cirurgia, é recomendável muita maturidade emocional, principalmente no caso de adolescentes.

  O nariz tem muita relação étnica, no Brasil em decorrência da miscigenação os narizes variam mais em forma e tamanho, o que produz belezas raras e exóticas. Os biotipos básicos podem ser classificados em:

imgCP05b.jpg (515×234)

 Variando quanto a ponta em normal, bulboso, quadrado e achatado como na figura abaixo.

Cirurgia de Nariz - Rinoplastia
O rosto não depende só do biotipo do nariz mas também se ele combina ou não com o restante dos elementos faciais. Para estabelecer esta proporção acompanhe os esquemas abaixo. A altura total do nariz, da raiz (porão entre as sombrancelhas) ao ângulo nasolabial (porção final do nariz) deve ser de aproximadamente 1/3 da altura total do rosto. Enquanto que, em questão de largura o nariz deve corresponder à 1/5 da face ou ter o comprimento da pálpebra.





Sobre a rinoplastia... dependendo da necessidade do caso, algumas cirurgias necessitam fraturar o osso, o que pode levar mais tempo para recuperação no pós-operatório; após a cirurgia há bastante edema (inchaço) e alguns hematomas que são normais decorrentes do procedimento; esse edema pode levar algum tempo para absorver sendo necessária drenagem linfática facial para acelerar a reabsorção; a rinoplastia proporciona melhora considerável na fisionomia estética e funcional sempre ressaltando que quem espera a perfeição completa não deve ser operado, somos imperfeitos por natureza, com várias assimetrias em maior ou menor grau em várias partes do corpo, por isso tem que se esperar resultados realistas.

  Portanto, não existe nariz feio ou bonito, existem sim os que combinam com cada pessoa, de acordo com as características faciais e de personalidade de cada um. 

Fonte: adaptado de www.drmarceloono.com.br



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Massagem Modeladora

  Dá-se o nome de massagem ao conjunto de manipulações exercidas sobre o corpo humano, com fins terapêuticos, desportivos e estéticos. A massagem modeladora visa o embelezamento do corpo, estimulação dos músculos, facilitando a penetração de princípios ativos, reduzindo as gorduras localizadas e consequentemente dando mais equilíbrio à estética do corpo, pela distribuição mais harmoniosa do tecido adiposo. Massagem modeladora não emagrece, não trata, tem somente fim estético. É coadjuvante ao processo de emagrecimento. Ideal para pacientes que estão até 6kg acima do IMC.
  É uma técnica feita com manobras intensas que proporcionam uma vasodilatação local favorecendo a oxigenação do tecido tratado a fim de aumentar o metabolismo corporal, e com isso estimular a quebra das células gordurosas.
  Nesta massagem são utilizados movimentos rítmicos e vigorosos, com maior pressão do que é comum em outras técnicas e massagens. Dentre as manobras usadas há movimentos de amassamento, pinçamento, deslizamento e torcedura, que promovem  aumento da circulação sanguínea e modelagem corporal.

Efeitos fisiológicos da massagem modeladora:

1- Ação Reflexa
A pele tem íntima relação embriológica com o sistema nervoso (SN), os dois tecidos se originam do ectoderma, assim como os órgãos dos sentidos. O SN, porção da superfície geral do corpo embriônico que se volta para dentro no desenvolvimento, é considerado parte escondida da pele ou a pele é a porção exposta do SN nesta reciprocidade a pele é o SN externo. É composta por aproximadamente 5 milhões de células sensoriais, cerca de 2 milhões de poros e aproximadamente 640.000 receptores sensoriais, que tem como funções captar estímulos externos. Pela medicina ocidental, o SN é mais nobre e importante entre os sistemas orgânicos, se a pele é a "embaixatriz" na fronteira com o meio ambiente, fica clara sua importância e relação reflexologia.

2- Efeito Vascular
Após a massagem num segmento do corpo, espera-se aumento da temperatura local da pele (pela ação mecânica - atrito) e vasodilatação (ajudando na penetração de fármacos). Também, a massagem pode aumentar a quantidade de sangue venoso que chega ao coração, a frequência dos batimentos cardíacos e, desta maneira, a quantidade de sangue arterial que chega a periferia também é maior. Assim, as trocas líquidas a nível tecidual e suas respectivas nutrição são aumentadas e os produtos tóxicos são eliminados.

3- Efeito Nervoso
A pele tem propriedade de conduzir aos centros nervosos que se localizam no SNC, todas as estimulações que vêm do meio ambiente; por isso é ricamente provida de terminações nervosas que aí se encontram para receber estas excitações. Se agirmos continuadamente, sem descanso, sobre estas terminações nervosas, de uma forma ritmada, acabaremos esgotando sua propriedade fisiológica de conduzir estes estímulos, conseguindo assim, obter uma hipoestesia regional temporária e ou um relaxamento geral.

4- Efeito Muscular
É obtido através da movimentação rápida e deformação da fibra muscular, que uma vez estimuladas responde com contrações reflexas aumentando assim o tônus muscular. A massagem modeladora "torna os músculos mais firmes e elásticos". O amassamento diminui os espaços intracelulares, colocando cada célula no seu lugar, o que faz com que ocupem menos volume, reduzindo alguns centímetros do local trabalhado. Alerta: os movimentos vigorosos da massagem modeladora podem provocar um pouco de dor nas primeiras sessões.

5- Ação Mecânica
É dada principalmente pela pressão, que produz efeito sobre a circulação geral sobre a musculatura (efeito tônico e descontraturante) e sobre as vísceras abdominais. A massagem pode aumentar o peristaltismo intestinal acelerando desta forma seu esvaziamento.

Locais mais indicados para a realização da massagem modeladora: coxa, abdomen, flancos e face (rejuvenescimento). Dura em trono de 8 a 10 minutos por local demarcado e utiliza-se cosméticos específicos pra otimizar os resultados.
Para potencializar o efeito da massagem, aplicar-se cremes liporedutores, com ativos e específico para cada paciente. Podem ser: centelha asiática, cáscara-sagrada, cafeína, entre outros, usados também para facilitar o vaivém dos movimentos. Os cosméticos de ação hiperemiante (que esquentam a região) "amolecem" a gordura e facilitam o seu escoamento. Já os crioterápicos (que esfriam o local) fazem com que as células adiposas se agitem para esquentar a área resfriada, ajudando assim a dissolver os lipídios.
Aliada a uma alimentação balanceada e hipocalórica e à prática regular de atividade física aeróbica (de longa duração), a massagem modeladora proporciona a redução de até 2 cm da gordura localizada.

Indicação:
Redução de medidas, gordura localizada, celulite, retenção de líquidos e pós - gestação.

Contra-indicação:
Doenças de pele, psoríase, dermatites, alergias, Câncer não diagnosticado, Tromboflebite, Trombose, Insuficiência Cardíaca, Insuficiência Renal, Hipertensão não controlada, Hipertireoidismo, Varizes, Varicoses, Gestante, Pós-cirurgicos recentes, Telingectasias, Pele acneica (grau 3 e 4), Presença de Fio Russo no rosto e outras.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Cursos online grátis para Fisioterapia e área da saúde

Hoje, resolvi mudar um pouco e postar sobre uma experiência minha e uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento na área da saúde e inclusive na fisioterapia

Estava lendo os blogs que acompanho e no O Guia do Fisioterapeuta fiquei sabendo que Núcleo de Telessaúde da UERJ disponibilizava vários cursos online gratuitos e com direito a certificado no final. Como me formei recentemente e estou sempre em busca de ampliação de conhecimento e ainda incrementar meu currículo resolvi me inscrever no que entre as minhas opções estava com vagas disponíveis. Realizei o curso de Envelhecimento e a Atenção Integral à Saúde do Idoso, para ser sincera nas primeiras aulas não fiquei motivada, mas fui me envolvendo com o curso e extraindo dele aplicações práticas para o meu cotidiano profissional e para minha surpresa, adorei e recomendo. Logo que terminou já me inscrevi no curso de Incontinência Urinária Masculina - Abordagem Fisioterápica.

A maior parte dos cursos oferecidos são relacionados à enfermagem, mas tem cursos que envolvem a fisioterapia direta e indiretamente e que são bastante interessantes, destaque alguns:


  • Avaliação Fisioterápica do Desenvolvimento Neuropsicomotor de Prematuros
  • Fisioterapia Respiratória em Domicílio 
  • Incontinência Urinária Masculina - Abordagem Fisioterápica
  • Pesquisa Clínica Baseada em Evidências 
  • Acesso à Fonte de Informação
  • Abordagem do Idoso com Episódios de Quedas 
  • Envelhecimento e a Atenção Integral à Saúde do Idoso  

Se você gostou da dica e quer realizar a sua inscrição é muito fácil. Acesse a página do Telessaúde da UERJ (http://www.telessauderj.uerj.br/ava/), clique em "EDUCAÇÃO" na barra superior da tela. Em seguida, clique em "CURSOS", como na figura abaixo



E clique em "PARTICIPE", no ícone do computador, como na figura abaixo



Preencha o cadastro com seus dados. Assim que tiver terminado, você receberá uma autenticação por e-mail e poderá se inscrever no curso.

Espero que gostem da dica! E bons estudos! 

Em breve, inauguração do meu consultório de fisioterapia com grandes promoções para os seguidores, aguardem!

Sugestão de temas, dúvidas ou informações deixe um comentário.



sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sexo, idade e atividade física

   Quando alguém pergunta quantas calorias precisa ingerir diariamente para manter o peso constante, a resposta é: depende. Cada organismo tem suas necessidades calóricas estabelecidas por fatores genéticos e ambientais.
  Nossos genes controlam o conjunto de reações metabólicas necessárias para manter o corpo em funcionamento: alguns corpos são econômicos, neles, qualquer docinho a mais vira excesso a ser armazenado sob a forma de gordura; outros são perdulários, consomem energia demais para funcionar, e seus proprietários terão mais liberdade à mesa. Entre os primeiros estão os “que engordam só de olhar para a comida”; os outros são os “magros de ruim”, personagens de quem os gordinhos morrem de ódio.
  As necessidades energéticas do organismo variam, ainda, com o sexo (as exigências do corpo feminino são mais modestas) e com o passar dos anos: aos 17 anos, a fase de crescimento e maturação exige gastos energéticos superiores aos da velhice.
 Para aumentar a complexidade, além dessas características individuais, o consumo de energia depende da atividade física diária.
  Na publicação de “Dietary Guidelines for Americans, 2005” as orientações organizadas pelo Departamento de Agricultura e Saúde, dos Estados Unidos, procuram atualizar as recomendações destinadas a promover a saúde e a reduzir o risco das principais doenças crônicas por meio dos cuidados dietéticos e da atividade física.
  Uma das tabelas publicadas faz a estimativa do número de calorias que devem ser ingeridas diariamente, de acordo com o sexo, a idade e os níveis de atividade física.
  Para os menores de 18 anos, as exigências calóricas para manter o peso saudável são estimadas com base nas médias de altura e peso. A partir dessa idade, o cálculo é feito com base na altura e no peso necessários para que o índice de massa corpórea (IMC= peso dividido pela altura elevada ao quadrado) atinja a média de 21,5 para mulheres e 22,5 para homens.
  Na tabela, são considerados sedentários os que se movimentam apenas o suficiente para cumprir as tarefas diárias; moderadamente ativos, os que além das atividades rotineiras andam o equivalente a 2,4 a 4,8 km por dia, numa velocidade de 4,8 a 6,4 km/h, e ativos aqueles que andam mais do que 4,8 km nessa velocidade.
Gasto calórico diário (em kcal)
Meninos e Homens
Idade                     Sedentários    Atividade moderada         Ativos       
4 a 8 anos                   1.400         1.400 a 1.600            1.600 a 2.000
9 a 13 anos                 1.800          1.800 a 2.200           2.000 a 2.600
14 a 18 anos               2.200          2.400 a 2.800           2.800 a 3.200
19 a 30 anos               2.400          2.600 a 2.800           3.000
31 a 50 anos               2.200          2.400 a 2.600           2.800 a 3.000
51 ou mais                  2.000          2.200 a 2.400           2.400 a 2.800            
Meninas e Mulheres:
Idade                   Sedentários    Atividade moderada            Ativos   
2 a 3 anos                 1.000          1.000 a 1.400             1.000 a 1.400
4 a 8 anos                 1.200          1.400 a 1.600             1.400 a 1.800
9 a 13 anos               1.600          1.600 a 2.000             1.800 a 2.200
14 a 18 anos             1.800           2.000                        2.400
19 a 30 anos              2.000          2.000 a 2.200            2.400
31 a 50 anos             1.800           2.000                        2.200
51 anos ou mais        1.600          1.800                         2.000 a 2.200


 Fonte:  www.drauziovarella.com.br


Em breve, inauguração do meu consultório de fisioterapia com grandes promoções para os seguidores, aguardem!

Sugestão de temas, dúvidas ou informações deixe um comentário.