O nariz ocupa uma posição central na face e é determinante na aparência do individuo. Além da estética, tem importantes funções fisiológicas, participante na respiração e defesa do organismo. Somente quem não tem o nariz “adequado” para suas proporções faciais pode mensurar o quanto realmente incomoda. A rinoplastia, cirurgia no nariz, evoluiu muito nos últimos anos, priorizando principalmente a individualização dos resultados (não se pode fazer o mesmo nariz para todos) e resultados naturais (o interessante é não perceber que foi operado). Como o procedimento é estrutura central da face, muda muito a fisionomia pessoal, podendo interferir em traços de personalidade. Por isso, assim como em toda cirurgia, é recomendável muita maturidade emocional, principalmente no caso de adolescentes.
O nariz tem muita relação étnica, no Brasil em decorrência da miscigenação os narizes variam mais em forma e tamanho, o que produz belezas raras e exóticas. Os biotipos básicos podem ser classificados em:
Variando quanto a ponta em normal, bulboso, quadrado e achatado como na figura abaixo.
O rosto não depende só do biotipo do nariz mas também se ele combina ou não com o restante dos elementos faciais. Para estabelecer esta proporção acompanhe os esquemas abaixo. A altura total do nariz, da raiz (porão entre as sombrancelhas) ao ângulo nasolabial (porção final do nariz) deve ser de aproximadamente 1/3 da altura total do rosto. Enquanto que, em questão de largura o nariz deve corresponder à 1/5 da face ou ter o comprimento da pálpebra.
Sobre a rinoplastia... dependendo da necessidade do caso, algumas cirurgias necessitam fraturar o osso, o que pode levar mais tempo para recuperação no pós-operatório; após a cirurgia há bastante edema (inchaço) e alguns hematomas que são normais decorrentes do procedimento; esse edema pode levar algum tempo para absorver sendo necessária drenagem linfática facial para acelerar a reabsorção; a rinoplastia proporciona melhora considerável na fisionomia estética e funcional sempre ressaltando que quem espera a perfeição completa não deve ser operado, somos imperfeitos por natureza, com várias assimetrias em maior ou menor grau em várias partes do corpo, por isso tem que se esperar resultados realistas.
Portanto, não existe nariz feio ou bonito, existem sim os que combinam com cada pessoa, de acordo com as características faciais e de personalidade de cada um.
Fonte: adaptado de www.drmarceloono.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário